Nova tecnologia de fiar

 

A Fiação São Bento é a primeira indústria do Sul do país a utilizar o sistema de fiação a jato de ar Vortex, de tecnologia japonesa. Trata-se da mais nova geração de fiar. Dois equipamentos, importados da fabricante Murata (Japão), entraram em funcionamento na empresa. Considerando-se as máquinas, outros equipamentos necessários e a estrutura de instalação, foram investidos R$ 3,860 milhões.

Com a implantação da nova tecnologia, a empresa passou a atender a um novo segmento de mercado, formado principalmente por malharias e estamparias digitais, além da estamparia tradicional.
De alta qualidade, o fio Vortex possui baixa pilosidade, o que reduz a formação de bolinhas nas peças de roupa.

Cada uma das máquinas instaladas possui 96 fusos, com capacidade de produção de 1.000 quilos diários. São 420 metros de fio por fuso a cada minuto; ou seja, 80.640 metros nos dois equipamentos por minuto. Esse volume dobrou a capacidade de produção em relação à estrutura anterior.

Além da qualidade superior do fio, a tecnologia Vortex proporciona alta produtividade e reduz a quantidade de processos envolvidos na produção. Seu funcionamento é realizado através de um sistema inteligente, com automação avançada.